terça-feira, 16 de março de 2010






PRONOMES PESSOAIS



Pronomes pessoais são aqueles que designam uma das três pessoas do discurso.
Exemplo: Eu fui ao cinema de táxi. (eu = 1ª pessoa do discurso)

Os pronomes pessoais são subdivididos em:
- do caso reto: função de sujeito na oração.
Nós saímos do shopping. (nós = sujeito)

- do caso oblíquo: função de complemento na frase.
Desculpem-me. (me = objeto)

Os pronomes oblíquos subdividem-se em:
- oblíquos átonos: nunca precedidos de preposição, são eles: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes. Basta-me o teu amor.

- oblíquos tônicos: sempre precedidos de preposição:

Preposição: a, de, em, por etc.
Pronome: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas.
Basta a mim o teu amor.




2 comentários:

Unknown on 19 de março de 2010 às 14:24 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown on 19 de março de 2010 às 14:26 disse...

o blog ficou legal
Geovanna 7ºC

Postar um comentário

 

Português sem Complicação!! Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon